bannerlabgestao2

Inovação na Gestão do Trabalho na Saúde

O Laboratório de Inovação na Gestão do Trabalho em Saúde surge a partir de demanda a este Observatório da UnB, feita pelo DEGERTS/SGTES/MS, e associa-se ao Portal da Inovação no SUS gerenciado pela OPAS/OMS.

A publicação correspondente a seus resultados pode ser acessada neste site na coleção Conexão e também no site do próprio Laboratório (www.apsredes.org/gestaodotrabalho), que também apresenta informações, vídeos e fotos das experiências acompanhadas.

A criação do Laboratório materializou-se na construção de um site integrado ao Portal de Inovação do SUS (www.apsredes.org). Desdobrou-se também em oito sites específicos por experiências acompanhadas, expondo de forma dinâmica a trajetória em seus estados ou municípios, as conquistas, as lições aprendidas nesse caminho e as perspectivas visualizadas.

A iniciativa do Laboratório de Inovação da Gestão do Trabalho em Saúde é inspirada na importância da valorização de práticas inovadoras em Gestão do Trabalho na Saúde. A ideia pressupõe o envolvimento de gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), representados nas respectivas secretarias de saúde estaduais e municipais, nos consórcios e nas fundações públicas, além dos movimentos sociais, que em seu trabalho de construção de políticas e ações de saúde têm sido capazes de contribuir de forma relevante para o funcionamento do SUS com práticas inovadoras e potencialmente multiplicáveis.