Esta pesquisa se insere em um esforço maior do ObsevaRH/UnB, com vistas à caracterização, sob diferentes aspectos, dos recursos humanos nas Práticas Alternativas de Saúde. Uma primeira iniciativa nesse sentido foi o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Das Medicinas Tradicionais às Práticas Integrativas de Saúde – Caracterização dos Recursos Humanos nas Práticas Alternativas de Saúde Adotadas no Distrito Federal”, que procedeu a um levantamento abrangente dos profissionais, tanto os do setor público quanto do setor privado, identificando seu percurso de formação, recolhendo informações sobre renda e carga semanal de trabalho, entre outros elementos. Além disso, logrou explicitar e sistematizar as principais características das práticas adotadas, como os fundamentos conceituais que as embasam, os procedimentos e insumos terapêuticos adotados.
No estudo atual, são retomados diversos dos temas abordados no estudo anterior; sua ênfase, porém, é outra, qual seja, examinar em que medida estas práticas apresentam, entre si, aspectos confluentes.
Esse objetivo se insere como gesto preliminar à abordagem de uma questão mais ampla, cujo alcance ultrapassa os limites modestos desta pesquisa e que pode ser sinteticamente formulada nos seguintes termos: em que medida as racionalidades que dão suporte a essas práticas são confluentes? Dito em outros termos: é possível encontrar uma metarracionalidade comum a todas as chamadas Práticas Alternativas?
Autoria
Adriana Maria Parreiras Marques e colaboradores
Ano: 2012