banneroich2

Capacidades Humanas

O Observatório Internacional de Capacidades Humanas (OICH), foi criado em 2012, por iniciativa do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Universidade de Brasília. A observação das capacidades humanas, tal como proposta a partir da interpretação de Amartya Sen, envolve o acompanhamento de inúmeras variáveis econômicas e sociais.

A criação do Observatório Internacional contou com a cooperação técnica da Representação da Opas/OMS no Brasil e com a adesão do Núcleo de Estudos em Diplomacia e Bioética da Fiocruz Brasília, parceiro importante e sempre presente, representando junto com o ObservaRH/UnB, um dos pilares deste trabalho.

Foram desenvolvidos projetos que geraram 2 coletâneas de estudos e seminários correspondentes, que neste site podem ser acessadas na coleção Estudos em Conexão, em sua versão em português.

  • A primeira edição de informes deste Observatório ateve-se em grande parte a evidenciar as tendências observáveis em cada área temática (saúde, educação, trabalho, previdência social, desenvolvimento humano, desigualdade e pobreza e contexto econômico e social) para países selecionados. Configurou-se como uma primeira aproximação ao estudo sistemático das políticas públicas relacionadas com a promoção das capacidades humanas.
  • A segunda rodada de estudos teve como foco principal as condições crônicas como contribuição a novas formas de pensar políticas de saúde.

O OICH tem site próprio e pose ser acessado em www.capacidadeshumanas.org
No mesmo as coletâneas são encontradas em versão trilíngue.