Equipe

adriana2Adriana Marques
Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), especialização em Odontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Campus Belo Horizonte (1985) e especialização em Educação a Distância pela Universidade de Brasília – Faculdade de Educação (2000). Foi professora da Universidade de Brasília, consultora do Ministério da Saúde e Profissional Nacional da Organização Pan-Americana da Saúde. Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Gestão da Informação e do Conhecimento e Cooperação Internacional.

 

paranaguaJosé Paranaguá de Santana
Médico (1974), especialista em Saúde Comunitária (1975), mestre em Medicina Tropical (1980), doutor em Ciências da Saúde (2012) pela Universidade de Brasília. Coordenador do Projeto de Medicina Comunitária de Planaltina-DF, Convênio UnB/Fundação Kellogg (1976-78). Assessor da CNRM/MEC (1979). Consultor da OPAS/OMS no Brasil, Projeto PPREPS (1979-85). Diretor de DRH do INAMPS/MPAS (1985-88). Consultor da OPAS/OMS no Brasil, comissionado na coordenação do Programa de Cooperação Técnica em RH pela Fundação Nacional de Saúde (1989-2002) e pela Fundação Oswaldo Cruz (2003-06). Coordenador Geral de Política de Recursos Humanos do Ministério da Saúde (1995-96). Oficial Técnico Nacional da OPAS/OMS no Brasil na coordenação do Programa de Cooperação Internacional – TC 41 (2006-2012). Pesquisador associado do Observatório de RH do NESP/CEAM/UnB. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética de Diplomacia em Saúde (FIOCRUZ/UnB/OPAS). Assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da FIOCRUZ/Diretoria de Brasília. Membro titular da Academia de Medicina de Brasília. Recebeu, em 2009, a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz categoria ouro por Decreto Presidencial.

 

robertoRoberto Passos Nogueira
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1973), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (1976) e doutorado em Saúde Coletiva pela UERJ (1998). Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – DF e do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos de saúde, gestão pública, políticas de saúde, nível técnico, formação profissional, história da medicina e da saúde pública e aspectos filosóficos da saúde.

 

valdemarValdemar de Almeida Rodrigues
Enfermeiro, mestre em Saúde Pública (Desenvolvimento e Políticas Públicas) pela Ensp/Fiocruz e Ipea, especialista em Saúde Coletiva e em Políticas de RH para a Gestão do SUS pela UnB, servidor da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e pesquisador do Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Núcleo de Estudos de Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília.

 

zuleideZuleide do Valle Oliveira Ramos
Bacharel em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e licenciada em Filosofia e Psicologia da Educação/USP. Especialista em Saúde Pública/ENSP; Planejamento em Saúde/FGV. Colaboradora do Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília, tendo atuado no Ministério da Saúde (1981 a 1998 e em 2004, nas áreas de planejamento, controle social, ciência e tecnologia e recursos humanos), na Secretaria do Bem-Estar Social/SP (1970-1981, como coordenadora regional e pesquisadora na área social) e USP (1970-1971, ensino).